quarta-feira, 9 de maio de 2012

“ESVERDEEI-ME”


                     NOSSA INICIATIVA NA REDE GLOBO
FACEMURI - NASCENTES
CLIQUE NA FOTO
FACEMURI - NASCENTES
                                    CLIQUE NA FOTO

                      PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
E A LEI QUE NOS OBRIGA, INDISTINTAMENTE, AO COMPROMISSO

“Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia” 
Leon Tolstoi

            Depois de um dia inteiro em sala de aula, à noite, nas atividades semanais “Extra Classe”, no Projovem do bairro Aeroporto, nosso convidado, o engenheiro Francisco Ofeni Silva, da EMATER-MG, fez uma palestra sobre ecologia e meio ambiente: “O Uso Consciente da Água e Preservação dos Recursos Hídricos” que, de tão clara e contundente, não consegui mais parar de pensar no assunto... perdi o sono... “esverdeei-me
   O admirável Dr. Ofeni não se limitou apenas aos problemas ecológicos que a mídia sempre reporta como o buraco na camada de ozônio, efeito estufa, aquecimento global, destruição das florestas tropicais, etc. Ofeni foi mais longe, ou melhor, muito mais perto... de maneira bem humorada falou de problemas ambientais relacionados ao município de Muriaé e como as nossas ações individuais afetam a vida em todo o planeta.
   É extremamente pedagógico quando deixamos as terceiras pessoas e passamos a usar o pronome certo quando tratamos de responsabilidades. Filosoficamente, tenho esta convicção... Tudo que se passa no mundo é uma projeção do nosso insignificante universo pessoal, e a irradiação desse microcosmo é que torna este planeta pior ou melhor.
   Embora nem sempre verbalizemos nossos desejos, inconscientemente, todos nós desejamos viver em um mundo melhor... Mais feliz, e isso só será possível se pudermos viver em um ambiente à altura deste desejo, por isso passei também a associar meio ambiente e ecologia à felicidade.
            Mesmo aquelas pessoas, cujas ações cotidianas são dirigidas em sentido contrário, o fazem porque confundem felicidade com satisfação pessoal que, no fundo, também tem seu valor, já que é o requisito básico para motivar e criar as sinergias necessárias para viabilizar qualquer tipo de transformação... é tudo um simples caso de redirecionamento.
            Tudo para dar certo tem que ser feito com prazer, e o seu grau e intensidade está diretamente relacionado ao conhecimento, e a escola é um dos principais mananciais para estas informações. Não existindo lugar mais adequado para se ensinar as causas desta “felicidade”, é lá que sempre aparece alguém com uma “varinha mágica”, fazendo surgir, assim, do nada, de onde menos se espera, informações como estas do Dr. Francisco Ofeni, tão necessárias para redirecionar nossas ações rumo à harmonia e ao equilíbrio, nos ajudando a mapear, precisamente, onde poderemos encontrá-la dentro desta nossa imensa  aldeia global.
            Compartilho da opinião deste notável militante ambientalista, que por sua vez, também não tem nenhuma diferença com a posição do escritor Leon Tolstoi em relação à importância de uma abordagem local para qualquer tipo de problema universal: Eu sou a causa. Tudo começa em mim.






CLIQUE NO GLOBO E ESTEJA CONVIDADO PARA A SEMANA AMBIENTAL, NO COLÉGIO ESTADUAL MAXIMINO BENASSAT
A PALESTRA (clique na foto)
E MEUS ALUNOS ENTENDENDO A LIÇÃO

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - E.E. MAXIMINO BENASSATI




Nenhum comentário: