domingo, 2 de setembro de 2012

INICIANDO NO PHOTOSHOP E FIREWOKS



APRENDI MONTAR DESENHO ANIMADO (OU FOTO ANIMADA) E, COM ISSO, CONTAR UMA HISTÓRIA, PODERIA APRENDER E DESENVOLVER JUNTO COM MEUS ALUNOS ESTA E MUITAS OUTRAS ATIVIDADES INTERESSANTES PARA, DE FORMA LÚDICA, MOTIVÁ-LOS EM SUAS ATIVIDADES ESCOLARES. 

CLIQUE NOS LINKS

           Ainda quero ensinar (e aprender) estas e muitas outras brincadeiras para meus alunos (falei nisso no final da última postagem), o problema principal é fazer isso e cumprir minha carga horária, o Estado pagou minha Pós em Tecnologias em Educação, na PUC-RIO, o blog "paralisia cerebral" foi uma atividade deste curso, um exemplo de como deveriam ser todas as atividades na escola, colocando os alunos, de fato, inseridos em nosso tempo... como não pude colocar em prática o que aprendi, foi dinheiro público jogado no lixo. 
           Recursos equivalentes também foram desperdiçados em um outro curso, também patrocinado pelo Estado, de "Informática Educativa, na Fundação Centro e Ciências e Educação Superior, CEDERJ_RJ, que resultou, em 2005, o site que a escola parou de pagar a hospedagem, e que resolvi mantê-lo aqui no bloguetando.com (sem atualizá-lo), minha primeira experiência com Tics no colégio.
           Veja um exemplo estimulante quando uma escola investe em tecnologias na educação, foi o que aconteceu no Colégio Estadual Pe.Colbachini, de Nova Bassano-RS, da minha amiga blogueira, Marli Fiorentin, que também fez o mesmo curso de Pós-Graduação em "Tecnologias em Educação", na PUC-RJ, que, com seu "Voo BPF" ganhou na Guatemala o primeiro lugar para a América Latina do premio Professores Inovadores,  na categoria "Conteúdo e Colaboração", e terceiro lugar “Educadores Inovadores” no mundial na China no concurso promovido pela da Microsoft (clique no último link para conhecer).
          A própria cobertura desta premiação, gravando os noticiários da TV sobre o evento, editando fotos e vídeos, enfim, realizando uma atividade que deveria ser corriqueira nos trabalhos escolares de nossos alunos.
             Vivemos em um mundo que as crianças já nascem cercadas de tecnologias, e a escola deveria ser a primeira a incentivá-las em seu dia-a-dia, e, para isso o primeiro passo deveria ser as atividades de interesses pessoais, como registro de festas, passeios, bandas de rock, etc., e, em um segundo momento, aqueles trabalhos ligados aos conteúdos, como filmes amadores, feito pelos próprios alunos, cópia de trechos de filmes, fotografias, montagens de desenhos, etc., qualquer áudio visual construído pelo próprio aluno é sempre mais educativo e enriquecedor do que, isoladamente, apenas o livro didático temperado com cuspe de professor.
           Desde 2005, quando terminei o curso do CEDERJ, "estava" tentando implementar um projeto de criar um blog para cada sala de aula da escola,  registrando todas as atividades sociais e os trabalhos escolares em todos os conteúdos, mas o tempo foi passando e fui percebendo que o Laboratório de Informática não passava de um local de lazer, no mal sentido da palavra.
            Agora, com a nova direção "pop" da escola, resolvi fazer esta  postagem na tentativa de mostrar a importância do uso das Tics (tecnologias de informação e comunicação) no processo educacional, não somente para os estudantes, mas, principalmente, para nós, professores, cujo objetivo deve ser melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem e a consciência de que o "letramento digital" é uma consequência natural  do uso frequente dessas tecnologias.   
            Em minha escola, Colégio José Garcia de Freitas, temos "horário integral", e eu continuo na sala de aula, não que não goste, mas poderia fazer muito mais, e com tanto investimento pessoal nesta área, acredito que este é o momento de se criar as sinergias necessárias para uma mudança de visão, daí contar com a jovem direção que se inicia.


Clique AQUI para outros vídeos do prêmio

Comentário da Marli Fiorentin no Facebook:

... e da amicíssima amiga blogueira Vera Cavinato:
                                                                                   
            


Nenhum comentário: