segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DIA 31/10, DIA DO SACI E O DIA "D", DE DRUMMOND



POLICARPO QUARESMA - NACIONALISMO EXTREMADO
           Não existe nenhuma comparação entre o halloween e o nosso rico e diversificado folclore... sou a favor do “Dia do Saci”, mas me parece um excesso de zelo criá-lo apenas para fazer frente a uma comemoração alienígena, restrita apenas às escolas, geralmente organizada por professores de inglês para contextualizar suas aulas, embora o "complexo de vira-lata" sempre esteja presente quando estas comemorações extrapolam os portões das escolas.
           O cinema, música e TV têm um peso muito maior nos hamburguers, jeans, tênis e outras coisas mais, não necessariamente ruins, que já foram incorporadas à nossa cultura, do que este inexpressivo (pelo menos para nós) costume anglo-saxão.
           Ano passado, a Liginha, professora de inglês, fez um grande festa do halloween do Projovem, no bairro Aeroporto, e, em vez do patriotismo xenófobo e ufanista dos “Policarpos Quaresmas”, que normalmente boicotam esse evento, preferimos a antropofagia cultural de Oswald de Andrade, e entramos na onda, aproveitando e divertindo bastante, porém, sem deixar de dar as informações pertinente ao evento.
            Neste processo oswaldiano, saboreamos o evento da melhor maneira possível, mas se nosso “organismo sociocultural” não puder digerir um mínimo desta cultura, então que tenha o mesmo destino que o nosso organismo físico dá a tudo que não é aproveitável... merda!


Bairro Aeroporto, no Halloween do ano passado.

A PARTIR DE HOJE O DIA D - DIA DRUMMOND, PASSA A FIGURAR EM NOSSO CALENDÁRIO CULTURAL


LEGENDAS: BLOGUETANDO.COM



Nenhum comentário: